terça-feira, 21 de outubro de 2014

:: Playmobil faz 40 anos e ganha exposição no Rio de Janeiro ::

Certos brinquedos marcam profundamente a infância. Tem muita gente que, mesmo depois de crescidinha, continua a colecionar bonequinhos. Um dos mais adorados por essa galera é o Playmobil.

Marmanjos e marmanjas (colecionadores ou não) podem matar a saudade desse singelo bonequinho na exposição 40 Anos Playmobil – O Sorriso Mais Famoso de Todos Os Tempos, aberta na última sexta-feira (17 de outubro) e que fica em cartaz até 23 de novembro no Museu Histórico Nacional, no Rio.

Organizado pelo Fórum PlayBrasilmobil (que reúne mais de 800 colecionadores do país), o evento mostra a história do Playmobil, desde sua criação em 1974 pelo alemão Hans Beck (1929-2009) até os dias de hoje. O público pode também conferir a evolução do brinquedo no Brasil e no mundo por meio de grandes painéis.
Estão em exibição peças raras e as linhas mais recentes do bonequinho. Tem também dioramas que recriam cenários clássicos do Playmobil, como uma cidade do velho oeste, o circo, a conquista do espaço sideral e o mar dos piratas.
Também integra a exposição o 4o Salão de PlaymoArte, que traz obras de artistas plásticos e fotógrafos inspiradas no bonequinho.
Outro destaque é a exposição Com A Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil, que ocorre paralelamente à exposição do Playmobil. A partir de uma gravura do francês Jean-Baptiste Debret (que faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional), os colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil montaram um diorama que recria a cena do desembarque da imperatriz Leopoldina (esposa de D. Pedro I) em 1817, no Rio de Janeiro.

O Playmobil é fabricado pela empresa alemã Geobra Brandstätter GmbH & Co. KG. No Brasil, o bonequinho foi produzido pela extinta Trol durante os anos 1970 e 1980, e depois pela Estrela, que suspendeu a produção no fim dos anos 1990. O brinquedo voltou ao mercado brasileiro em 2005 por meio da empresa Calesita.
Para quem se animou em iniciar sua coleção de Playmobil, uma boa notícia: desde 2008 o bonequinho vem sendo distribuído no país pela importadora Sunny Brinquedos.
O Playmobil já virou um ícone da cultura pop. No YouTube, por exemplo, é possível conferir zilhões de vídeos feitos com o bonequinho que recriam e/ou parodiam fatos históricos, cenas de filmes famosos, celebridades e até bandas de rock.
E por falar em rock, o próprio Playmobil tem uma linha chamada PopStar (disponível só no mercado norte-americano):
Clipes feitos com Playmobil são uma prática recorrente na música pop. Um exemplo recente é a banda paulistana Cérebro Eletrônico, que fez o vídeo da música Egyptian Birinights (do seu mais recente disco Vamos Pro Quarto). Os bonequinhos que aparecem no clipe são da coleção particular do vocalista Tatá Aeroplano:

Mais imagens:




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Um comentário: